Engineering amplia a própria oferta open source e lança a OW2 Big Data initiative

Em colaboração com atores estratégicos do setor IT, Engineering visa a valorização das tecnologias open source emergentes para suportar Business Intelligence, Big Data e Open Data.

Roma, 6 de maio de 2014 – Engineering anuncia a Big Data initiative, iniciativa que surge no âmbito da comunidade open source global OW2 com o objetivo de promover no mercado internacional o uso de tecnologias e software emergentes, para suportar a valorização da informação digital e da análise de grandes quantidades de dados heterogêneos.

A iniciativa atrai ao seu redor um ecossistema empenhado na realização de uma oferta open source completa capaz de satisfazer as exigências emergentes da Business Intelligence e dos Big Data. Os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento são disponibilizados pela OW2 (www.ow2.org), da qual Engineering é sócio cofundador.

Este contexto dinâmico consente a cada participante de aumentar a própria competitividade e adquirir um papel de primeiro plano na inovação dos acima mencionados mercados. Até hoje aderiram a Universidade dos Estudos de Milão, o integrador francês Altic, o editor e integrador francês open source Linagora, a empresa luxemburguesa Artemis Information Management e Talend, empresa líder no desenvolvimento de ferramentas de data integration open source. Os projetos atualmente envolvidos são SpagoBI, Talend Open Studio e OBM.org, os quais são parte da oferta software de OW2.

A iniciativa colhe, ainda, as novas oportunidades e desafios da economia digital. Graças ao uso e à análise de cenários reais de business, ela define novas metodologias para suportar a exploração eficaz dos Big Data, inclusiveatravés de técnicas e competências específicas de data science. Fazendo-se, ao mesmo tempo, promotora da adoção de práticas e standard Open Data, com a finalidade de valorizar as informações das empresas e das organizações.

“Esta iniciativa reflete a abordagem colaboradora dos parceiros, que disponibilizam competências, experiencias e empenho compartilhando a oportunidade de colaboração” diz Grazia Cazzin, líder da Big Data initiative. “Focar o valor que podem gerar os Big Data é uma referência clara e compartilhada que enriquece e orienta nossas competências tecnológicas”.

“Os Big Data são um tema central no atual contexto tecnológico. Estamos orgulhosos de poder suportar a Big Data initiative, que demonstra como a nossa comunidade open source acompanhe os principais trend de mercado” afirma Cédric Thomas, CEO de OW2. “É uma iniciativa aberta, pronta a acolher novos participantes” acrescenta. Todos os detalhes sobre a iniciativa: http://www.ow2.org/view/Big_Data/.

 
Engineering
Engineering (www.eng.it) é a primeira empresa nacional de software e serviços, com cerca de 7.300 pessoas e 40 sedes na Itália, Bélgica, EUA, Brasil e Argentina. O Centro de Competência SpagoBI. www.spagoworld.org depende da Direção geral Técnica, Inovação e Pesquisa.

OW2
OW2 é uma organização independente dedicada ao desenvolvimento de software open source e ao suporte de uma forte comunidade e de um ecossistema de business. O Consórcio conta mais de 100 projetos, entre os quais ASM, Bonita, CHOReOS, CLIF, CompatibleOne, CONTRAIL, eXo Platform, JOnAS, JORAM, Petals ESB, ProActive, SpagoBI, SugarCRM, Talend Studio, WebLab ed XWiki. www.ow2.org