Big Data e Business Intelligence self-service entre as novidades de SpagoBI 4.0

A oferta open source de Engineering para a Business Intelligence abre-se aos Big Data e às modalidades Self-Service e In-Memory e renova a oferta móvel

Roma, 9 de julho de 2013 – Foi lançada a nova versão 4.0 da suite de business intelligence open source guiada pela Engineering, que acrescenta a gestão dos Big Data e a self-service BI às áreas tradicionais da information management já atendidas nas precedentes versões.

SpagoBI 4.0 oferece uma maior facilidade de uso graças a uma interface gráfica completamente renovada e ferramentas de auto definição das análises, mesmo mantendo os necessários níveis de segurança, qualidade e governance dos dados. Tanto a produção estruturada dos documentos analíticos tradicionais (relatórios, gráficos, painéis interativos, mapas) quanto a análise livre são hoje possíveis inclusive nos big data geridos sobre data-base NoSQL ed HDFS (Hadoop Distributed File System). Graças às novas funcionalidades de Self-service BI, o usuário pode utilizar as potencialidades de SpagoBI para analisar dados privados ou não certificados, mesmo cruzando-os com os dados empresariais. Além de oferecer importantes melhorias para o móvel e o ad-hoc reporting, SpagoBI 4.0 também inclui novas formas de visualização dos dados voltados a análise de fenômenos complexos e relacionais.

Os futuros aperfeiçoamentos da suite preveem uma componente dedicada à análise in-memory, que permitirá explorar o próprio domínio dados com maior facilidade, suportando decisões de business rápidas e conscientes.

“SpagoBI 4.0 abre novos cenários de adoção do produto que, mesmo mantendo sua vocação enterprise, qualifica-se também como ferramenta apropriada ao uso individual, livre e ágil por parte de decision maker sem competências específicas sobre o dispositivo” declara Grazia Cazzin, Diretora do Centro de Competência SpagoBI. “Potência, flexibilidade e facilidade de uso tornam SpagoBI um incontestável produto de primeiro plano no âmbito da business intelligence open source.”

A suite SpagoBI pode ser baixada no forge OW2, comunidade global e independente que garante a disponibilidade do software open source ao longo do tempo: www.ow2.org.

Todas as informações atualizadas relativas à suite SpagoBI encontram-se disponíveis no endereço www.spagobi.org.

 
Engineering
Engineering (www.eng.it) é a primeira empresa nacional de software e serviços e um dos primeiros 10 grupos ICT europeus, com cerca de 7.000 pessoas e 40 sedes na Itália, Bélgica, EUA, Brasil e Argentina. A Direção Geral Técnica, Inovação e Pesquisa é responsável dos Centros de Competência Open Source, Business Intelligence, Big Data e SOA. www.spagoworld.org

Centro de Competência SpagoBI
O Centro de Competência SpagoBI é a unidade operacional de Inovação & Pesquisa de Engineering que desenvolve e gere a suite. O Centro, com uma presença distribuida no território Italiano, coordena os escritórios de Bruxelles na Bélgica, Nova York nos Estados Unidos e São Paulo no Brasil. www.spagobi.org