SpagoBI citado como grande performer por empresa de pesquisas independente

A suite open source de Business Intelligence do Grupo Engineering confirma sua posição no mercado de BI

Roma (Itália), 23 de julho de 2012 – SpagoBI estava entre os fornecedores selecionados que a Forrester convidou para participar do seu relatório Forrester Wave de 17 de julho de 2012, Advanced Data Visualization (ADV) Platforms, Q3 2012. Nesta avaliação, SpagoBI foi citado como Grande Performer em Advanced Data Visualization Platforms.

SpagoBI é a única 100% open source que abrange a suite Business Intelligence (BI), fornecendo várias funcionalidades analíticas graças a mais de vinte motores analíticos e operacionais. Isso garante à suite um alto nível de flexibilidade: toda a gama de funcionalidades de business intelligence está recoberta por diversos mecanismos a fim de obter a solução que melhor atenda às necessidades específicas dos usuários. É desenvolvido pelo Grupo Engineering, uma das 10 melhores empresas europeias de TI, com escritórios localizados na Itália, Bélgica, Líbano, Brasil e Argentina.

Forrester fez avaliações e entrevistou 14 fornecedores de BI para este relatório Wave sobre Advanced Data Visualization Platforms, avaliando-os através de 20 critérios que foram agrupados em três macro-categorias de oferta atual, estratégia e presença no mercado.

“SpagoBI oferece uma camada semântica altamente funcional, muitas vezes ausente em outras plataformas open source e projetos, e um conjunto respeitável de recursos ADV, incluindo análises geoespaciais”, afirma o relatório da Forrester.

“Estou muito animado para compartilhar a notícia de que SpagoBI foi citado como Grande Performer no relatório Forrester Wave, Advanced Data Visualization (ADV) Platforms, Q3 2012 (17 de julho de 2012.)”, diz Stefano Scamuzzo, Gerente Internacional de SpagoBI. “A posição de SpagoBI neste relatório é uma importante evidência de que SpagoBI está dando a resposta certa tanto para a comunidade open source como para as sofisticadas necessidades do mercado de BI.”

SpagoBI é a única suite completa de BI que elimina todo aprisionamento de software e de fornecedores: os direitos dos usuários em usar o software são claramente separados da compra de serviços profissionais, sem a obrigação do cliente em comprar. Este modelo de negócio específico está impulsionando a crescente adoção da suite por todo o mundo. Ultimamente, a suite SpagoBI tem sido a número um entre os projetos open source do Consórcio OW2 mais baixados. Essa demanda crescente é apoiada pelo Centro de Competência SpagoBI, cujos escritórios estão localizados na Europa (Itália e Bélgica), nos EUA, no Brasil e no Líbano.

Grupo Engineering
O Grupo Engineering (www.eng.it) está incluído no ranking das 10 melhores empresas europeias de TI, com cerca de 6.500 pessoas e 43 escritórios na Itália, Bélgica, Líbano, Brasil e Argentina. O Departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 350 pesquisadores e tecnólogos, inclui ainda os Centros de Competênica Open Source, Business Intelligence e SOA. SpagoWorld é a principal iniciativa do Grupo italiano, e abrange os projetos open source SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. www.spagoworld.org

Suite SpagoBI
SpagoBI é a única suite Business Intelligence 100% open source, completa e flexível. Ela não inclui apenas relatórios de costume e ferramentas de gráficos, mas também soluções únicas e inovadoras para a inteligência de localização, inquérito visual, colaboração, KPIs, dashboards interativos, BI em tempo real e BI móvel. Idealizado e realizado pelo Centro de Competência SpagoBI do Grupo Engineering, ele é parte da pilha de software gerenciada pelo Consórcio Internacional OW2 (www.ow2.org), que promove soluções profissionais open source, apropriadas para contextos empresariais. www.spagobi.org