Anúncio em Paris das novidades de SpagoBI, a Business Intelligence open source de Engineering

Na expo Solutions Linux serão apresentados o primeiro livro completo sobre SpagoBI e as novidades da próxima versão lançada com licença MPLv2.

Roma, 12 de junho de 2012 – Na 13ª edição de Solutions Linux, um dos principais eventos open source internacionais, que ocorrerá em Paris de 19 a 21 de junho, o Centro de Competência SpagoBI de Engineering apresenta as últimas novidades da suite, que estarão disponíveis a partir do próximo dia 29 de junho: o primeiro livro completo sobre SpagoBI e a nova versão da suite lançada com licença MPLv2. O stand SpagoBI está dentro do “Villaggio OW2”, a comunidade open source global da qual Engineering é sócia fundadora.

O livro “Business Intelligence with SpagoBI”, cujo lançamento será feito no stand SpagoBI, dá uma panorâmica completa sobre a suite, ilustrando os instrumentos que a compõem, descrevendo seu funcionamento e sua utilização dentro do desenvolvimento de um projeto ou de uma aplicação de business intelligence.

A versão SpagoBI 3.5 conterá várias funcionalidades novas e melhorias para análises de dados intuitivas e eficazes, dentre as quais: multitenancy, para a gestão simultânea de mais de uma organização dentro de uma única instalação de SpagoBI; um novo designer gráfico para a execução de análises dinâmicas e interativas, apropriada também para usuários inexpertos; otimização da console real-time; melhorias nos widget gráficos e nos dataset.

Como já foi anunciado, esta nova versão será lançada com licença Mozilla Public License, versão 2.0, uma licença simples, breve, moderna e facilmente compreensível. Com isso, será oferecida uma maior flexibilidade aos usuários que pretendem simplificar as análises de business intelligence com um produto de nível industrial que permanecerá completamente livre e open source. Essa escolha mantém intactas as características de SpagoBI que visam à promoção do software livre, à proteção do próprio código aberto e à oferta de adoções comerciais da suite, permitindo aos usuários realizar aplicações que combinem o código de SpagoBi com o código fornecido junto com outras licenças, sejam estas open source ou proprietárias.

O Centro de Competência SpagoBI estará envolvido em diversos momentos da Conferência e da expo; eis alguns deles:

  • a mesa-redonda da Conferência ERP e BI do dia 19 de junho, cujo título é: “BI: as soluções open source de nível empresarial”;
  • conferências Solutions Linux – Ciclo OW2 do dia 20 de junho, com a apresentação de um recente caso de uso da suite para a maior empresa elétrica da Itália, cujo título é “A Business Activity Monitoring com SpagoBi na Enel”;
  • várias apresentações diárias dentro do “Villaggio OW2” relacionadas às últimas novidades da suite, dentre as quais a Mobile BI, a Real-time BI e a Agile BI.

Todas as informações atualizadas sobre o evento estão disponíveis no endereço: www.spagobi.org

 
Engineering
Engineering (www.eng.it) é um dos 10 maiores protagonistas europeus em serviços de TI, com 6.400 pessoas e 43 sedes na Itália, Bélgica, Líbano, Brasil e Argentina. O departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 350 pesquisadores e tecnólogos, está no Centro de Competência em Código Aberto, Inteligência de Negócios e SOA. SpagoWorld é a principal iniciativa do Grupo Italiano, que inclui os projetos em código aberto SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. www.spagoworld.org

A aplicação SpagoBI
SpagoBI é a única aplicação disponível hoje no mercado para a Inteligência de Negócios inteiramente em código aberto e satisfaz todos os requisitos analíticos tradicionais, oferecendo também soluções originais e inovadoras na esfera de Location Intelligence, de interrogação livre, de colaboração, de modelação dos KPI, de gráficos interativos, real-time BI emobile BI. Idealizada e realizada pelo Centro de Competência SpagoBI de Engineering, é parte do conjunto de soluções de software gerenciado pelo consórcio internacional OW2 que promove soluções profissionais em código aberto adequadas para a utilização em contextos empresariais. www.spagobi.org