Na fOSSa Conference de Lion Engineering prospecta um mundo radicalmente aberto

Engineering organiza a sessão sobre Open Data, Open Cloud e Open Collaboration num mundo sempre mais aberto.

Roma, 13 de outubro de 2011 – Engineering, INRIA, Instituto Nacional Francês para a Pesquisa na Informática, INSA Lyon e IRILL são os organizadores da terceira edição da fOSSa Conference no calendário em Lion do dia 26 ao dia 28 de outubro.

fOSSa, a conferência sobre Free Open Source Software for Academia, é um evento chave na agenda européia sobre open source, com palestrantes internacionais e uma abordagem multidisciplinar única que a diferencia como comunidade líder de opinião, pesquisadores, trabalhadores, produtores, usuários públicos e industriais. O olhar é direcionado às novidades tecnológicas e aos desafios cotidianos em colaborar e compartilhar o conhecimento para a formação jovem, para a pesquisa e para a indústria.

O programa de 2011 prevê eventos de formação, gestão de comunidades, novos paradigmas de desenvolvimento, colaborações abertas e novas tendências sobre open source. São previstas sessões de 15 minutos para cada apresentação não convencional de 10 projetos open source escolhidos pelas suas características particulares inovativas.

Como protagonistas os temas de openness, com análise das prospectivas que se abrem no campo da troca de conteúdos, de serviços, de dados e de resultados da pesquisa; e da promoção do papel do indivíduo que graças a sua inserção na comunidade e na rede pode produzir valor e inovação no interno de um processo de desenvolvimento sustentável e duradouro.

Engineering é responsável pela sessão Open Collaboration, Open Cloud e Open Data. Autorizados exponentes e observadores indicarão quais são os novos percursos a seguir e as soluções a adotar e a prevenir para eventuais perigos, entre os quais àqueles ligados à segurança e à privacy. A sessão se concluirá com um inovativo formato de unconference panel no qual, estimulados pelos vários palestrantes que se alternam sobre o cenário da conferência, todos os participantes poderão contribuir a construir à visão comum de um mundo que possa ser radicalmente aberto que, como um primeiro ato concreto, terminará na redação de um manifesto para contribuir à proposta de um novo modelo de crescimento econômico e social.

Ainda uma vez, Enigineering pretendeu levar a própria experiência e o próprio compromisso na construção de uma visão que coloque o conhecimento como bem comum e a liberdade de organização e de empresa no centro de um progresso cultural e econômico que a cada dia somos chamados a causa – afirma Gabriele Ruffatti, Diretor de Arquitetura e Consultoria, Direção de Pesquisa e Inovação de Engineering e fundador de Spago World. Engineering é protagonista de uma renovada demostração do Ágil BI com SpagoBI que recentemente venceu ao Open Innovation Award all’Open World Forum de Paris e da apresentação do projeto europeu Fi-Ware, no âmbito no qual a empresa está colaborando à realização dos componentes na base dos desenvolvimentos das aplicações da Internet do Futuro.

Para todas as informações sobre o evento, a agenda dos trabalhos e inscrição: http://fossa.inria.fr

 
Engineering
Engineering é o maior player italiano nos serviços IT de projeção, outsourcing, produtos e consultino sobre os mercados verticais com mais de 6.500 pessoas, cerca de 43 sedes distribuidas na Itália, Bélgica, Líbano, Brasil e Argentina. O departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 320 pesquisadores e tecnólogos de elevado standing internacional, tem o Centro de Competência Open Source, Business Intelligence e SOA, que administra a iniciativa Spago World e que comprende os projetos SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. www.eng.it www.spagoworld.org