A partir de hoje está disponível SpagoBI 3.0, a nova versão da única suite de Business Intelligence completamente open source, inovativa e flexível

Com SpagoBI 3.0 Engineering marca uma nova era no campo das soluções open source no âmbito industrial. No próximo dia 21 de junho em Paris ocorrerá o lançamento internacional da nova suite.

Roma, 16 de junho de 2011 – Foi entregue o SpagoBI 3.0, a nova versão da única suite de business intelligence completamente open source, especialmente flexível e adaptável a variados contextos, que cobre todas as áreas analíticas típicas da information intelligence, adicionando temas e soluções inovativas. Em Paris no próximo dia 21 de junho ocorrerá o lançamento oficial da nova suite para o mercado. As informações de detalhe sobre o SpagoBI e sobre o evento estão disponíveis no site www.spagobi.org.

A partir de hoje SpagoBI disponibiliza um módulo interamente dedicado à gestão dos metadados, permitindo ao usuário delinear diversos modelos informativos dentro do próprio domínio de dados e desenhar os próprios documentos analíticos abstraindo completamente das fontes efetivas. Também estão disponíveis o novo motor de adhoc reporting para a definição guiada de relatórios personalizados e uma nova livraria gráfica interativa e animada para a realização de painéis evoluídos, também em dispositivos móveis como iPad, tablet Android, iPhone, Blackberry e smartphone Android. A versão 3.0 também potencia o motor de análise geográfica e consolida a capacidade de análise em tempo real, em meio de sistemas e eventos aptos a interagir com as aplicações OLTP (On-line Transaction Processing).

Os próximos passos prevêm o desenvolvimento de ulteriores componentes, entre os quais in-memory analysis, o what-if, o componente de planning, budgeting, forecast e scorecard.

Através deste lançamento, SpagoBI além de crescer como produto, que hoje oferece diversas possibilidades de escolha entre 21 modalidades diversas de análise e representação gráfica, dentre as quais algumas únicas no panorama da information intelligence, cresce também como uma gama de serviços e soluções para a sua utilização, com propostas de SpagoBI on-demand e SpagoBI in cloud, além de novos serviços de suporte para usuários e formação.

“Com este lançamento SpagoBI não só se afirma como única suite de business intelligence completa e inteiramente open source, mas diferencia-se significativamente na oferta e na qualidade em respeito as versões community open source presentes sobre o mercado e reforça-se como uma alternativa válida em respeito as mais reconhecidas suite proprietarie”, afirma Grazia Cazzin, diretor do Centro de Competência OS BI e líder do projeto SpagoBI.

“O lançamento destes componentes inovativos em open source através dos fatos confirma a escolha que fizemos em 2004 de lançar os projetos SpagoWorld como produtos 100% open source para sempre. Hoje mais do que nunca essas soluções são a escolha mais adequadas tanto para as empresas privadas quanto para as organizações públicas, não somente pela ausência de custos de licença, como também pela maturidade alcançada, a transparência nas informações de utensílios e a economia das propostas de suporte”, afirma Gabriele Ruffatti, diretora da Arquitetura e Consultoria, Direção de Pesquisa e Inovação de Engineering e fundadora de SpagoWorld. Pode-se baixar a suite SpagoBI através do consórcio de OW2, comunidade global e independente que garante a disponibilidade open source em tempo real: www.ow2.org

 
Engineering
A Engineering é o maior grupo italiano nos serviços de IT de projetação, outsourcing, produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.500 pessoas, cerca de 40 sedes distribuídas em Itália, Bélgica, Líbia, Brasil e Argentina. Dentro do departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 300 pesquisadores e tecnólogos de elevada posição internacional, está o Centro de Competência Open Source, Business Intelligence e SOA que administra a iniciativa SpagoWorld e engloba os projetos SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago www.eng.it www.spagoworld.org