SpagoBI enriquece as soluções de Business Intelligence open source do Consórcio OW2 na ocasião da expo Solutions Linux de Paris

Disponível a partir de hoje uma apresentação de SpagoBI Meta 3.0 para a gestão unificada dos metadados e a certificação da suíte em Ingres VectorWise.

As informações atualizadas sobre o evento podem ser encontradas nos endereços: www.spagoworld.org e www.ow2.org

Paris e Roma, 10 de maio de 2011 – Na ocasião da abertura da 12 edição de Solutions Linux de Paris, a Engineering fará uma apresentação do módulo SpagoBI Meta 3.0, para a gestão unificada dos metadados, e apresentará no OW2 Village, a comunidade open source global da qual a Engineering é sócia cofundadora.

Essa nova funcionalidade permite a completa abstração das fontes informativas e dá suporte ao desenvolvimento de projetos de business intelligence, de acordo com as metodologias do agile BI, simplificando ao máximo o processo de prototipação e de reiteração no ciclo de desenvolvimento, com a intervenção direta do usuário final, que, por meio do módulo SpagoBI Meta, será capaz de exprimir novos requisitos de forma autônoma, com um exemplo aplicativo que pode ser utilizado imediatamente em SpagoBI.

Outra novidade de SpagoBI é a certificação da suíte em Ingres VectorWise, banco de dados analítico de última geração e de desempenho de alto nível. Este resultado, que se insere no quadro de contínuo enriquecimento da oferta de soluções da Business Intelligence Open Source de nível empresarial, graças também às colaborações que as diversas empresas desenvolvem no âmbito das atividades do Consórcio OW2, amplia o stack tecnológico à disposição dos usuários para a realização de soluções analíticas mission-critical baseadas em SpagoBI. Os resultados do teste de certificação foram surpreendentes, considerando os desempenhos de benchmark em VectorWise que destacaram pontuações elevadas e patentemente superiores, com relação aos resultados obtidos com outros bancos de dados.

Na expo de Paris, a Engineering apresenta em primeira mão também outras novidades de SpagoBI 3.0, dentre as quais o ad-hoc reporting e as soluções para a mobile BI, a real-time business intelligence e a location intelligence, além dos novos serviços SpagoBI in Cloud, SpagoBI on-demand, e a nova oferta para o suporte ao usuário e a formação on-line, que podem ser adquiridas facilmente pelo shop on-line SpagoWorld.

“O módulo SpagoBI Meta simplifica a suíte e potencializa seu domínio de aplicação” – afirma Grazia Cazzin, diretora do Centro de Competência OS BI e líder do projeto SpagoBI. “O desenvolvimento ágil dos protótipos aplicativos, a abertura a uma tipologia de usuários mais ampla e com competências não técnicas, junto ao valor tecnológico do módulo, que garante uniformidade de acesso aos dados e integração profunda entre todos os componentes analíticos da suíte, indicam um salto de qualidade significativo com relação ao passado e também com relação aos concorrentes reconhecidos.”

“Estamos muito felizes em participar do anúncio dessa nova versão de SpagoBI. Esta notícia é mais um resultado da colaboração eficaz entre os diversos projetos e membros da comunidade de OW2”, comenta Cédric Thomas, CEO de OW2. “Estas oportunidades de colaboração são possíveis graças às iniciativas lançadas pelas empresas participantes, que são um instrumento essencial para o contínuo desenvolvimento da comunidade OW2.”

Em vários momentos da conferência e da expo, a equipe SpagoBI destacará as características que distiguem a business intelligence open source de OW2, em especial durante:

  • A mesa redonda da Conferência ERP, CRM e BI do dia 10 de maio, cujo título é “ERP, CRM, BI: as soluções open source de nível empresarial”.
  • o ciclo OW2 da Conferência Solutions Linux do dia 12 de maio:
    • “A contribuição real dos projetos de business intelligence para o desenvolvimento de SpagoBI 3.0: o exemplo de uma administração pública italiana.”
    • “A plataforma Spago4Q para o suporte da qualidade dos processos na administração pública italiana: KPI e dashboard para o controle dos serviços IT.”
    • “O packaging das soluções de Business Intelligence de OW2 para as infraestruturas cloud.”
  • as apresentações cotidianas dentro do OW2 Village:
    • Novidade SpagoBI 3.0 – A revolução da informática decisória open source: modelo universal de metadados, BI móvel e em tempo real;
    • Spagic: além das fronteiras dos aplicativos SOA e BPM, para o desenvolvimento de um ambiente completo, cooperativo e aberto;
    • Spago4Q: a melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços.

A equipe SpagoBI e OW2 ficarão felizes de encontrar todos aqueles que participarem de Solutions Linux na quartafeira 11 de maio, a partir das 18h00, no OW2 Village, para que possamos nos cumprimentar durante o coquetel OW2 Wine and Cheese.

 
Engineering
A Engineering é o maior grupo italiano nos serviços IT de projetação, outsourcing, produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.500 pessoas, 43 sedes na Itália, Bélgica e América Latina. No departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 300 pesquisadores e tecnólogos de elevada posição internacional, há o Centro de Competência Open Source, Business Intelligence e SOA, que administra a iniciativa SpagoWorld e engloba os projetos SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. www.eng.it www.spagoworld.org

Consórcio OW2
Criado em janeiro de 2007, OW2 é um consórcio industrial independente que tem como objetivo o desenvolvimento
de infraestruturas open source, sustentando a criação de uma comunidade ativa e de um ecossistema de negócios.
O consórcio OW2 conta com mais de 100 projetos, dentre os quais Acceleo, ASM, Bonita, eXo Platorm, Funambol,
JOnAS, Lomboz, Orbeon Forms, PetALS, SpagoBI e XWiki. www.ow2.org