O Grupo Engineering apresenta dois novos projetos open source no Eclipse Day em Roma

A primeira versão dos projetos Eclipse eBAM e eBPM contribui para a realização de plataformas XaaS (Tudo como serviço/Anything as a Service)

Roma, 7 de setembro de 2010 – A edição italiana do Eclipse Day, o primeiro evento internacional organizado pela Fundação Eclipse em colaboração com o Grupo Engineering em Roma, está sendo realizada em 5 de outubro de 2010.

A conferência, que tem o apoio da Microsoft, Red Hat, SOPERA, RCP Vision e Talend, enfoca tendências da adoção empresarial de soluções baseadas em Eclipse.

Entre as recomendações estão o Deutsche Post DHL e a Região do Veneto, que apresentarão seus casos de uso de software de open source, dentro de uma solução de melhores práticas internacionais envolvendo arquiteturas orientadas ao serviço, integração, interoperabilidade e as tendências recentes do setor de TI, como computação de nuvem e o modelo XaaS.

Em particular, o Grupo Engineering apresentará dois novos projetos Eclipse, como o líder do projeto cuja primeira versão já
está disponível:

  • eBAM (extended Business Activity Monitoring www.eclipse.org/ebam), voltado para realizar uma plataforma avançada para monitoramento de serviços heterogêneos e aplicações para a análise histórica de dados.
  • eBPM (eclipse Business Process Management www.eclipse.org/ebpm), uma solução completa de Gerenciamento de Processo Empresarial, baseada nos padrões OSGi e no projeto Eclipse Equinox.

Através desses dois projetos o Grupo Engineering contribui para a realização de uma solução de open source completa, com base no modelo XaaS “Tudo como serviço”, onde cada nível da arquitetura de TI (comunicação, software, plataforma) é considerado como um serviço e o desenvolvimento de novas aplicações é baseada na composição e orquestração de componentes distribuídos e na definição homogênea d ferramentas e de padrões de controles. Esta solução é baseada na tecnologia OSGi, suportada pelo projeto Eclipse Equinox e nos projetos de open source do Grupo Engineering: Spagic www.spagic.org, para o controle de serviços de middleware e para o desenvolvimento de aplicações SOA, SpagoBI www.spagobi.org, a única suíte completa de business intelligence inteiramente open source e também o Spago4Q www.spago4q.org, a plataforma livre/aberta para medir, analisar e monitorar a qualidade de produtos, processos e serviços.

Programa, inscrição on-line e todos os detalhes do evento: www.spagoworld.org/openevents.

 
Grupo Engineering
O Grupo Engineering é o principal provedor italiano em desenho, terceirização produtos e serviços de consultoria de TI em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 pessoas e 40 escritórios na Itália, Irlanda, Bélgica e América Latina. O departamento de Pesquisa e Inovação do Grupo Engineering que conta com 250 pesquisadores e tecnólogos de padrão internacional, inclui o Centro de Competência SOA e Business Intelligence, Open Source, que gerencia a iniciativa SpagoWorld. www.eng.it www.spagoworld.org