A Engineering e a Inova lançam uma nova iniciativa internacional para a Location Intelligence open source

Com a iniciativa GeoBI, os Sistemas Informativos Territoriais se integram com a Business Intelligence

Roma, 10 de junho de 2010 – A Engineering, líder italiana no fornecimento de serviços de TI, idealizadora e realizadora da SpagoBI, a única suíte de Business Intelligence completamente open source, e a Inova, empresa de TI dedicada ao desenvolvimento de sistemas informativos, realizadora do GeoReport e já promotora da Business Intelligence GeoSpaziale open source, lançaram hoje a GeoBI, disponível no site www.geobi.org, uma nova iniciativa de amplitude internacional sobre o tema da Location Intelligence.

Com o termo Location Intelligence, nos referimos a processos, tecnologias, aplicações e atividades que permitem colocar em relação os dados espaciais, tratados pelos Sistemas Informativos Territoriais, com os dados do negócio, tratados pelas aplicações de Business Intelligence, para obter análises detalhadas, dar suporte a decisões eficazes e otimizar as atividades de negócios. Desta forma é possível, por exemplo, conectar informações de natureza variada aos dados cartográficos, localizando-os com o resultado de valorizar realmente os patrimônios informativos existentes.

O objetivo da iniciativa é agregar empresas, entidades, comunidades de projeto e pessoas físicas em uma comunidade aberta que colabora para promover a cooperação na esfera da Location Intelligence, sustentar a pesquisa e converter os resultados em aplicações industriais inovadoras, favorecendo assim o enriquecimento e a integração entre as soluções atuais open source de BI e GIS, também através da adoção de padrões abertos.

Já aderiram à iniciativa, aberta a todos os que compartilham as finalidades e a organização, além das empresas italianas Engineering e Inova, a empresa francesa Altic, a empresa canadense Spatialytics, a empresa suíça Camptocamp e o laboratório de pesquisa SESAR do Departamento de Tecnologias da Informação da Università degli Studi di Milano.

O suporte profissional para as soluções desenvolvidas pela iniciativa será fornecido pelas empresas participantes, graças à criação de uma rede específica de serviços de suporte.

“Temos o prazer de anunciar esta nova iniciativa que representa a evolução natural do trabalho por nós desenvolvido nestes anos sobre o tema da Location Intelligence dentro do projeto SpagoBI e que confirma o comprometimento constante da Engineering com o desenvolvimento de uma plataforma aberta e inovadora, capaz de adicionar valor ao ecossistema open source”, afirma Andrea Gioia, líder da Engineering da iniciativa GeoBI.

“Estamos orgulhosos em participar da nova iniciativa GeoBI como líder e por continuar junto com outros parceiros de fama indiscutível ao longo do percurso da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação já empreendida no ano passado. Fortes em nosso know-how neste âmbito, estamos certos de poder contribuir de forma decisiva à promoção em nível internacional da Location Intelligence open source.” afirma Fabio D’Ovidio, líder da Inova da iniciativa GeoBI.

 
Engineering
A Engineering é o maior grupo italiano em serviços de TI de projetos, outsourcing, produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 profissionais, 40 filiais na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. No departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 250 pesquisadores e técnicos de alto padrão internacional, se destaca o Centro de Excelência de Open Source, Business Intelligence e SOA, que administra a iniciativa SpagoWorld, e engloba os projetos SpagoBI, Spago4Q, Spagic e Spago. www.eng.it www.spagoworld.org

Inova
A Inova é uma empresa italiana de Tecnologia da Informação que se dedica à realização de sistemas informativos on-line e off-line, B2B e B2C. A Inova propões aos seus clientes da administração pública, da indústria, serviços, concessionárias de serviços públicos e finanças soluções inovadoras abertas e de open source baseadas em padrão; participa ativamente das maiores comunidades de desenvolvimento e realiza projetos de sucesso em diversos setores tecnológicos. Entre eles se destacam sistemas de Voice Over IP (www.mywatson.it), Sistemas Informativos para o Gerenciamento e Business Intelligence, Sistemas Informativos Territoriais inovadores por meio de tecnologias do tipo GeoBI (www.inovaos.it/offerta/soluzioni-geospaziali/).