O novo portal www.flossitaly.it do Centro Italiano de Excelência em Open Source já está online

Roma (Itália), 22 de abril de 2010 – Têm início hoje as atividades do portal online www.flossitaly.it do Centro Italiano de Excelência em Open Source, criado com o apoio do Ministério de Administração Pública e Inovação da Itália. O portal, patrocinado pela Engineering e pelas universidades de Insubria, Bozen e Sannio, visa atuar como ponto de contato entre a demanda e o fornecimento de open source na Itália.

O centro, que atua em escala nacional, é parte dos vários projetos iniciados pelo Ministério de Administração Pública e Inovação da Itália, que em 20 de março de 2010, assinou um protocolo de convênio com a Engineering para a realização de um centro de excelência em software open source para administração pública, em colaboração com as universidades citadas acima.

Baseado nos resultados técnicos e científicos produzidos pelo projeto QualiPSo (www.qualipso.org), o Centro Italiano de Excelência é um consórcio sem fins lucrativos, cujo propósito é apoiar escolas, universidades e a administração pública local, hospitais e pequenas e médias empresas para atender as necessidades em termos de software e aplicações open source.

O Centro de Excelência visa fomentar o desenvolvimento e a adoção de software open source, fornecendo suporte específico aos usuários através de soluções de software e serviços de alta qualidade que ajudam a administrar as atividades diárias próprias com reduções extremas de custos.
Qualquer um pode tirar proveito do conhecimento e dos serviços de treinamento e suporte fornecidos pelo Centro de Excelência, para compreender, personalizar e adaptar o paradigma de open source às suas necessidades próprias, como uma alternativa válida às soluções proprietárias adotadas no momento.

A oferta inclui os serviços de Treinamento, Educação, Consultoria, Qualidade e Rotulagem que estarão disponíveis gratuitamente até janeiro de 2011.

“A credibilidade na adoção de um software open source em larga escala não é uma qualidade que possa ser reinvidicada sem ter sido testada”, enfatiza Matteo Melideo, Gerente de projeto da Engineering e Coordenador do centro de excelência. “Este conceito do projeto QualiPSo é o que realmente queremos em toda a Itália.”

O Centro Italiano de Excelência em Open Source é parte da rede internacional de centros de excelência QualiPSo, espalhados no Brasil, na Europa, na China e no Japão. O Centro de Excelência brasileiro está localizado na Universidade de São Paulo (USP): http://ccsl.ime.usp.br/pt-br.

 
Universidade Gratuita de Bozen
A Universidade Gratuita de Bozen participa deste projeto através do Centro de Engenharia Aplicada a Software (Centre for Applied Software Engineering, CASE). O CASE tem o objetivo de estudar a aplicabilidade de técnicas avançadas de engenharia de software e de ferramentas de suporte em ambientes reais. Sua excelência vai desde metodologias ágeis e gerenciamento enxuto para o desenvolvimento de open source, passando por métricas de software, e-learning, engenharia experimental de software, até linhas de produto e reutilização. O CASE participa de vários projetos nacionais e internacionais e apóia a organização de vários eventos internacionais, como a série de conferências sobre XP 20xx e OSS 20xx.

Universidade de Insubria
A Universidade de Insubria (Università degli Studi dell’Insubria) é uma universidade nova com rápido crescimento, sediada em Varese e Como na Itália. A universidade é composta por 5 faculdades e 17 departamentos, centralizados em assuntos ligados à ciências aplicadas, ciências exatas, economia, medicina e direito. As atividades de pesquisa em engenharia de software são gerenciadas pelo Departamento de Ciência da Computação e Comunicação, que possui excelência em pesquisa em Engenharia de Software, especialmente em open source, graças à contribuição de um grupo de pesquisadores de nível internacional que trabalharam e ainda trabalham em conjunto em vários projetos de desenvolvimento de software empresarial.

Universidade de Sannio
Fundada em 1998, a Universidade de Sannio é uma das mais recentes e dinâmicas instituições acadêmicas e de pesquisa na Itália. O Centro de Pesquisa em Tecnologia de Software (RCOST) do Departamento de Engenharia é um grupo multidisciplinar de pesquisa totalmente focado em software e aplicações. O RCOST apoia vários projetos educacionais e de pesquisa, através dos quais o software open source se torna um método necessário de crescimento e a distribuição do conhecimento de limite.

Grupo Engineering
O Grupo Engineering é o principal provedor italiano de serviços de desenho de TI, terceirização, produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 funcionários em 40 escritórios na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. O grupo tem um dos maiores Departamentos de Pesquisa e Inovação, que conta com 250 pesquisadores altamente especializados, comprometidos em fomentar a inovação e transferindo de forma constante os resultados às diversas unidades de trabalho da Engineering. O departamento gerencia as principais iniciativas de open source da Engineering, especialmente a Iniciativa SpagoWorld, incluindo os projetos de open source SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. www.eng.it www.spagoworld.org

Projeto QualiPSo
O projeto QualiPSo é uma aliança internacional única de protagonistas do setor de ICT, de SMEs, pesquisadores, entidades do setor públicos e acadêmicos europeus, brasileiros e chineses, cujo papel é ajudar o setor e os governos a fomentar inovação e competitividade por meio de Software grátis de open source. O QualiPSo é uma das maiores iniciativas de Open Source gratuito fundada pela Comissão Europeia, dentro do FP6 da UE, como parte da iniciativa de Tecnologias de Sociedade de Informação. www.qualipso.org