Lançada a nova Analytical Appliance, fruto da colaboração entre a Engineering e a Ingres na Business Intelligence do Consórcio OW2

Está disponível a Analytical Appliance da SpagoBI para Ingres RDBMS

Roma e Redwood City CA (EUA), 15 de abril de 2010 – A colaboração entre a Engineering, líder de fornecimento de serviços de TI, e a Ingres Corporation, principal fornecedora de software e de serviços de gerenciamento de banco de dados em open source e pioneira no modelo “Nova Economia de TI” e por seu relacionamento com a Novell, líder de fornecimento de infraestruturas de software, levou à realização de uma nova Appliance para o mercado de Business Intelligence em Open Source. Hoje, o mercado de TI requer soluções competitivas, fáceis de serem implementadas e com custos reduzidos. Uma das respostas mais eficazes é a de Software Appliances, soluções pré-configuradas que combinam um aplicativo, o software de base e um sistema operacional, oferecendo uma solução rápida e eficaz para o início de novos projetos.

A SpagoBI Analytical Appliance integra a SpagoBI, a suíte de Business Intelligence que pode satisfazer as necessidades analíticas dos modernos sistemas de tomada de decisão, com o banco de dados Ingres RDBMS, o único banco de dados em open source de classe empresarial e o Novell Suse Linux Enterprise Server 11.

A Appliance oferece assim um ambiente analítico completo e pré-configurado, distribuída sob a forma de máquina virtual, que adiciona à aplicação o vigor e a confiabilidade de um software de base de classe empresarial e, ao mesmo tempo, melhora e simplifica os modos de predisposição do ambiente operacional para iniciar projetos de Business Intelligence reduzindo consideravelmente os prazos de colocação em produção.

Esta Appliance surge da colaboração entre empresas líderes no fornecimento de soluções Open Source, estimulada pelas atividades que a Engineering realiza tanto dentro da sua própria iniciativa SpagoWorld (www.spagoworld.org), quando no contexto da Iniciativa OW2 BI (www.ow2.org/view/BusinessIntelligence/) mantida pelo Consórcio Internacional OW2, a comunidade ideal para estimular o nascimento de colaborações industriais. A Analytical Appliance da SpagoBI pode ser baixada no Forge do Consórcio OW2 (http://forge.ow2.org/projects/initiativebi/).

O resultado para os usuários é um suporte de alto nível e uma solução única, com apenas um interlocutor, o que simplifica os relacionamentos, fornece soluções rápidas e reduz os custos. Os usuários podem, de fato, subscrever um único serviço de suporte fornecido de forma conjunta pela Ingres, Novell e pela equipe da SpagoBI através da Engineering, que se oferece como único interlocutor. Mais informações sobre a Appliance e sobre o serviço de suporte em: www.spagoworld.org.

“Esta Appliance demonstra como as empresas ativas no âmbito da open source colaboram dentro da comunidade e em soluções de nível empresarial, a favor do desenvolvimento econômico geral de uma organização”, declarou Des Woods, vice-presidente de Gerência de Produto da Ingres. “O verdadeiro poder da appliance software é o de reduzir os prazos de colocação em produção e de reduzir os custos. Uma recente pesquisa feita pela ODC demonstrou que 25% dos entrevistados está utilizando atualmente ou está considerando a ideia de utilizar appliance software. Isto demonstra que estamos caminhando na direção certa e a Ingres tem prazer de desenvolver um papel chave neste âmbito, juntamente com a OW2, a Engineering e a Novell, que está à frente da iniciativa.”

“A SpagoBI demonstra ser não apenas uma suíte de Business Intelligence completa e a única completamente em open source”, declarou Stefano Scamuzzo, diretor técnico da Engineering e responsável pelas parcerias internacionais da SpagoBI, “mas é também uma solução que cresce com o tempo, tanto nas funcionalidades, quanto na simplicidade de uso, como demonstra o lançamento desta nova appliance, que se adiciona à já rica carteira de oportunidades criadas dentro da Iniciativa OW2 BI”.

“Esta Appliance da SpagoBI é uma excelente demonstração de como um parceiro ISV consegue desenvolver uma appliance através do SUSE Studio em prazos curtos, propondo no mercado uma solução de business intelligence de missão crítica, com um sistema operacional de classe empresarial e um banco de dados de forma harmônica funcionais às necessidades do usuário”, afirmou Carlos Montero-Luque, vice-presidente de Business e Product Management da Novell. “Graças aos vários instrumentos disponíveis dentro do SUSE Appliance Program, a Ingres e a Engineering forneceram aos seus clientes uma appliance virtual, equipada com um serviço completo de suporte, que oferece uma área de cobertura reduzida, desempenhos avançados e uma satisfação crescente do usuário final.”

“Este anúncio é uma confirmação ulterior do papel da OW2 como um catalisador de oportunidades de negócios para os próprios membros, graças à colaboração no desenvolvimento de soluções de open source de nível industrial”, afirma Cédric Thomas, diretor do Consórcio OW2.

 
Grupo Engineering
É o maior grupo italiano em serviços de TI de projetos, outsourcing, produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 profissionais, 40 filiais na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. No departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 250 pesquisadores e técnicos de alto padrão internacional, se destaca o centro de excelência de Business Intelligence e de Open Source, que administra a iniciativa SpagoWorld, que compreende os projetos SpagoBI, Spago4Q, Spagic e Spago. www.eng.it www.spagoworld.org

Ingres Corporation
A Ingres é a empresa líder de gerenciamento de banco de dados em open source. É a segunda empresa de nível mundial em open source, pioneira do modelo de “Nova Economia de TI”, com uma oferta de soluções de open source a um custo consideravelmente inferior em relação aos fornecedores de software proprietário. Como líder da “Nova Economia de TI”, a Ingres fornece inovação contínua, rápida e de custo baixo a mais de 10 mil clientes em todo o mundo. www.ingres.com

Consórcio OW2
Fundado em janeiro de 2007, o OW2 é uma comunidade independente que tem como objetivo o desenvolvimento de infraestruturas de open source, mantendo a criação de uma comunidade ativa e de um ecossistema de negócios. O consórcio OW2 compreende mais de 100 projetos, entre eles o Acceleo, ASM, Bonita, eXo Platorm, Funambol, JOnAS, Lomboz, Orbeon Forms, PetALS, SpagoBI e XWiki. www.ow2.org

A Ingres é uma marca registrada da Ingres Corporation. Todas as outras marcas e logotipos citados dentro deste documento são de propriedade das suas respectivas empresas.