A Engineering e a Novell reforçam a aliança para promover a open source no mercado italiano

A parceria entre a Engineering e a Novell levou ao desenvolvimento de uma Analytical Appliance inovadora da SpagoBI completamente em open source para o mercado de Business Intelligence

Roma, 8 de abril de 2010 – A Engineering, líder italiana no fornecimento de serviços de TI e a Novell, líder no fornecimento de infraestruturas de software, anunciam hoje um novo acordo de parceria. A Engineering, que já é System Integrator Partner da Novell, é agora também ISV Partner, após a integração do Novell SUSE Linux Enterprise Server com a SpagoBI, a única suíte para Business Intelligence inteiramente em Open Source.

A colaboração entre a Novell e a equipe da SpagoBI da Engineering levou à realização da nova SpagoBI Analytical Appliance para projetos de Business Intelligence, desenvolvida graças ao SUSE® Studio™, um instrumento inovador para a criação de Appliance Software, baseados em Suse Linux Enterprise, disponível dentro do SUSE Appliance Program (http://www.novell.com/appliances).

A Appliance integra a SpagoBI, a suíte de Business Intelligence que pode satisfazer as necessidades analíticas típicas dos modernos sistemas de tomada de decisão, com Novell Suse Linux Enterprise Server 11 e o banco de dados MySQL. Em breve, estará também disponível uma nova versão que integrará o banco de dados Ingres.

Esta solução de vanguarda coloca à disposição todo a stack de aplicativos e o sistema operacional muito necessário em vários formatos (máquina virtual, imagens de iniciação do disco USB e LiveDVD), pronto para uso e completo com todas as funcionalidades necessárias para projetos de Business Intelligence.

A Analytical Appliance da SpagoBI foi lançada em uma versão de máquina virtual inteiramente em open source, que pode ser baixada do Forge do Consórcio OW2 (http://forge.ow2.org/projects/initiativebi/). É o resultado do empenho da equipe da SpagoBI da Engineering na Iniciativa OW2 BI (www.ow2.org/view/BusinessIntelligence/), uma atividade desenvolvida no âmbito do Consórcio OW2 (www.ow2.org), uma comunidade independente que tem como objetivo o desenvolvimento de infraestruturas de open source, mantendo a criação de uma comunidade ativa e de um ecossistema de negócios.

A Appliance é suportada de forma conjunta pela Novell e pela Engineering. A Engineering se coloca como interlocutor exclusivo para o serviço de manutenção de todo a stack. Mais informações sobre a Appliance: www.spagoworld.org.

“A colaboração com a Novell reforça o papel da Engineering como fornecedora de soluções e serviços de open source na Itália e no exterior, tanto em soluções próprias como em soluções de terceiros”, afirma Gabriele Ruffatti, Diretor de Arquitetura e Consultoria da Engineering. “O Novell SUSE Studio é a escolha certa para o desenvolvimento de appliances com o uso da SpagoBI, a única suíte inteiramente open source para o Business Intelligence, facilmente adaptável a uma ampla gama de infraestruturas e tipos de uso.”

“Os clientes exigem aplicações prontas para o uso, nas quais os componentes de infraestrutura como o sistema operacional, o banco de dados e outros middleware já estejam incluídos e sejam certificados. A Novell está investindo intensamente neste mercado de Software Appliance, parte integrante da estratégia de Intelligent Workload Management”, afirma Andrea Rossi, Gerente de país da Novell Itália. “Estamos muito felizes em ampliar a nossa colaboração com o Grupo Engineering para promover e facilitar a adoção no mercado nacional e internacional de soluções de Business Intelligence plenamente em Open Source como a SpagoBI.”

 
Grupo Engineering
É o maior grupo italiano em serviços de TI de projetos, outsourcing, produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 profissionais, 40 filiais na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. No departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 250 pesquisadores e técnicos de alto padrão internacional, se destaca o centro de excelência de Business Intelligence e de Open Source, que administra a iniciativa SpagoWorld, que compreende os projetos SpagoBI, Spago4Q, Spagic e Spago. www.eng.it www.spagoworld.org

Novell
Novell, Inc. (Nasdaq: NOVL) fornece a plataforma Linux, de melhor engenharia e inter-operacional e um conjunto de soluções de software integrados para a gestão de TI voltada para ajudar os clientes na redução dos custos, da complexidade e do risco. Graças ao próprio software e ao ecossistema de parceria, a Novell integra ambientes de TI mistos, permitindo às pessoas e às tecnologias trabalhar de forma sincronizada. www.novell.it

SpagoBI
SpagoBI é a única suíte para Business Intelligence inteiramente em open source, para o desenvolvimento de soluções inovadoras e flexíveis para Business Intelligence. A SpagoBI atende a todos os requisitos analíticos tradicionais (sistema de relatórios, análise multidimensional, gráficos, painéis, mineração de dados e ETL) oferecendo também soluções originais nos contextos da Location Intelligence, da interrogação livre, na modelagem dos KPIs, da colaboração e do enriquecimento da informação, através da interação com o usuário final. Concebida e realizada pela Engineering, é parte da stack de software gerido pelo consórcio internacional OW2, que promove soluções de open source profissionais adaptadas para uso em contextos empresariais. www.spagobi.org