A Engineering se associa à OSGi Alliance

A Engineering promove a tecnologia OSGi por meio do projeto Spagic

Roma, 10 de fevereiro de 2010 – A Engineering tornou-se membro da OSGi Alliance e promove a tecnologia OSGi por meio do projeto Spagic, que realiza uma plataforma open source (fonte aberta) que suporta o controle de serviços de middleware e o desenvolvimento de aplicativos SOA/BPM através de um Middleware Universal altamente modular e configurável.

A OSGi Alliance (iniciativa de Open Service Gateway – www.osgi.org) é um consórcio mundial e sem fins lucrativos de inovadores em tecnologia que promove um processo comprovado e maduro para assegurar a interoperabilidade de aplicativos e serviços baseados em sua plataforma de integração de componentes. A aliança fornece especificações, implementações de referências, suítes de testes e certificações para fomentar um ecossistema intersetorial de valor. As empresas membros colaboram em um ambiente transparente, igualitário e equitativo, e promovem a adoção da tecnologia OSGi através de benefícios comerciais, experiências de usuários e fóruns.

A adoção da plataforma baseada em componentes OSGi reduz o tempo de lançamento e os custos de desenvolvimento, possibilitando a integração de módulos embutidos e testados previamente. Reduz os custos de manutenção e oferece oportunidades de mercado secundário, pois são usadas redes de forma dinâmica para atualizar ou oferecer serviços e aplicativos neste campo.

“A participação na OSGi Alliance é a consequência natural do comprometimento contínuo da Engineering
em selecionar as tecnologias emergentes que mais atendem aos requisitos de integração e
interoperabilidade do mercado, no qual a Engineering trabalha como um fornecedor de produtos e um
provedor de serviços de TI.”, declara Antonio Majori, Gerente Técnico Sênior da Engineering e fundador do projeto Spagic. “A plataforma de open source Spagic baseia-se no Eclipse Equinox do sistema OSGi para realizar uma nova geração de soluções que vai além do conceito de Barramento de Serviço Empresarial. A realização do Middleware Universal que suporta o desenvolvimento de aplicativos permite a reunião de componentes de aplicativos ou de infraestrutura, visando realizar uma plataforma de TI dinâmica e flexível, como uma alternativa às soluções all-inclusive”.

 
Grupo Engineering
O Grupo Engineering é o principal provedor italiano em desenho de TI, terceirização, serviços de produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 funcionários e 37 escritórios na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. O Grupo Engineering tem um dos maiores departamentos de Pesquisa & Inovação, que conta com 250 pesquisadores. O Centro de Competência de Open Source e Business Intelligence é parte do Departamento de Pesquisa & Inovação, que gerencia a Iniciativa SpagoWorld, incluindo os projetos de open source: SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. Visite www.eng.it e www.spagoworld.org