A Engineering se associa à Eclipse Foundation

A Engineering promove o desenvolvimento da nova plataforma de Middleware Universal
SOA da Eclipse.

Roma, 16 de fevereiro de 2010 – A Engineering se associou à Eclipse Foundation como Solution Member. Após ter contribuído para o desenvolvimento do Eclipse STP IM, a Engineering decidiu aumentar sua participação em uma das mais famosas comunidades internacionais de open source. Em especial, a Engineering aderiu à Iniciativa Eclipse SOA e está propondo, como líder de projeto, dois novos projetos de arquiteturas orientadas ao serviço.

A Iniciativa Eclipse SOA é um empreendimento industrial para definir, implementar e promover uma plataforma Eclipse SOA comum, incluindo tempo de criação, tempo de execução e componentes de controle. Ao adotar esta plataforma, que garante a interoperabilidade entre os diferentes componentes SOA desenvolvidos pelas empresas envolvidas, a Iniciativa Eclipse SOA atua como o fórum para a colaboração entre vários protagonistas industriais no nível internacional. Pretende definir e oferecer uma plataforma SOA comum, que atenda às necessidades de indústrias e empresas que pretendam adotá-la, realizando exigências já conhecidas e identificadas não preenchidas.

“A filiação da Engineering à Eclipse Foundation, além de sua participação consolidada no Consórcio OW2, por meio do desenvolvimento dos projetos de open source da Iniciativa SpagoWorld, confirma o papel decisivo da Engineering nas diversas comunidades internacionais de open source”, afirma Gabriele Ruffatti, Diretor de Arquiteturas e Consultoria, Divisão de Pesquisa e Inovação do grupo italiano. “Nossa associação consistem principalmente em nossa contribuição ao desenvolvimento do novo middleware SOA da Eclipse, que pretende se tornar a implementação industrial de referência para o desenvolvimento de soluções de interoperabilidade e de arquiteturas orientadas ao serviço, que estão se tornando cada vez mais populares no mercado de TI italiano e internacional.”

“Queremos dar as boas-vindas à Engineering como membro da Eclipse Foundation,” disse Mike Milinkovich, Diretor Executivo da Eclipse Foundation. “Empresas como a Engineering são decisivas para a adoção da tecnologia da Eclipse. O conhecimento e a excelência oferecidos pela Engineering definitivamente ajudarão no crescimento do ecossistema da Eclipse.”

 
Iniciativa SpagoWorld
SpagoWorld é uma iniciativa de open source/free, fundada e gerenciada pelo Grupo Engineering. Inclui quatro projetos principais: SpagoBI, a suíte de Open Source Business Intelligente para soluções integradas e flexíveis; Spagic, a plataforma de open source/free para o controle de serviços middleware e para o desenvolvimento de aplicativos SOA; Spago4Q, a plataforma de open source/free para medir, analisar e monitorar a Qualidade de produtos, processos e serviços; e Spago, a Java Enterprise Framework para o desenvolvimento de aplicativos multicanais e da Internet em ambientes SOA.

Grupo Engineering
O Grupo Engineering é o principal protagonista italiano em criação, terceirização, produtos e serviços de consultoria em TI em todos os mercados verticais, com mais de 6.300 funcionários e 37 escritórios na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. O Grupo Engineering tem um dos maiores departamento de Pesquisa e Inovação, que conta com 250 pesquisadores. O Centro de Excelência de Open Source da Engineering é parte da Divisão de Pesquisa e Inovação, que gerencia a Iniciativa SpagoWorld, incluindo os projetos de open source SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. Visite www.eng.it e www.spagoworld.org.