A Engineering apresenta um exemplo de colaboração entre a indústria e a academia na conferência fOSSa em Grenoble, França

A Engineering e a Reutlingen University colaboram em uma solução de Gerenciamento de Informações
Comerciais, baseada na solução Open Source SpagoBI

Roma, 16 de novembro de 2009 – O Grupo Engineering, um dos principais provedores de serviços de TI da Itália, patrocina a fOSSa 2009, conferência internacional baseada em relações entre a indústria, comunidades de open source e centros de pesquisa, que será inaugurada amanhã, 17 de novembro, em Grenoble, França. O Grupo Engineering está apresentando um exemplo de colaboração produtiva entre a indústria e a academia.

A empresa, criadora e desenvolvedora da plataforma de business intelligence gratuita de open source Spago BI, apóia uma equipe de projeto do curso de Mestrado em Gerenciamento de Informações Comerciais da Reutlingen University. O objetivo deste projeto de dois semestres do departamento de “Gerenciamento de Desempenho Empresarial e Business Intelligence” do Prof. Armin Roth é mostrar a possibilidade de gerenciar um grupo corporativo com a adoção de software de Open Source Business Intelligence (OS BI).

A tarefa da Reutlingen University foi projetar uma empresa fictícia e criar um procedimento de controle econômico, avaliado com a ajuda de KPIs, garantindo o melhor suporte possível para uma equipe de gerenciamento na utilização da informação, usando uma solução OS BI. Durante a fase de avaliação, a equipe da universidade escolheu a SpagoBI como a solução mais promissora para atender a estes requisitos.

O resultado da atividade, em que a equipe da SpagoBI forneceu um suporte remoto para permitir que a equipe universitária tivesse a informação correta no prazo, foi uma cabine de gerenciamento capaz de abrir 51 painéis interativos avançados, cada um deles consistindo de 130 relatórios individuais. Além disso, o projeto incluiu o desenvolvimento de uma Geo-Análise, uma Análise de OLAP, uma What-if-Analysis e uma previsão, permitindo que diversos cenários para apoio das decisões de gerenciamento fossem simulados na cabine de gerenciamento. Após ter realizado essa tarefa desafiadora em termos econômicos e em termos técnicos de TI, a equipe de projeto recebeu o prêmio T-Systems ICT.

“O sucesso dessa atividade impõe mais uma vez o valor que as colaborações entre a indústria e a academia trazem para a evolução do open source em uma perspectiva bilateral.”, diz Stefano Scamuzzo, Gerente Técnico Sênior da Engineering e Gerente das atividades internacionais da SpagoBI – “A Engineering, o editor de open source, implementa sugestões oriundas do mundo acadêmico para diferenciar seu posicionamento de mercado, e as universidades e centros de pesquisa se beneficiam da flexibilidade e da reação mais rápida dos provedores de open source para demonstrar seus cenários inovadores.”

“A plataforma SpagoBI foi uma escolha bem-sucedida para atender nossa demanda diversificada, pois nos ofereceu a melhor oportunidade para realizar nosso projeto”, disse Sigfrid Rauscher, membro da equipe de projeto da Reutlingen – “A colaboração foi favorecida pela abordagem prestativa e bem-intencionada da equipe da SpagoBI. Ficamos especialmente surpresos com a facilidade com que estabelecemos um relacionamento de colaboração sólido entre as equipes de projeto da Reutlingen e da SpagoBI.”

Sobre o Grupo Engineering
O Grupo Engineering é o principal provedor italiano em desenho de TI, terceirização, serviços de produtos e consultoria em todos os mercados verticais, com mais de 6 mil funcionários e 37 escritórios na Itália, Irlanda, Bélgica e na América Latina. A Engineering tem um dos maiores departamentos de Pesquisa & Inovação, que conta com 250 pesquisadores com considerável prestígio internacional, responsáveis pela inovação e a transferência constante de resultados às unidades de negócios. Gerencia as principais iniciativas de open source da Engineering, incluindo a iniciativa SpagoWorld e seus projetos de open source:: SpagoBI, Spagic, Spago4Q e Spago. Visite www.eng.it e www.spagoworld.org

Sobre a Reutlingen University, Departamento de Ciência da Computação
A Reutlingen University, com mais de 150 anos de história, é uma das mais antigas e mais históricas universidades alemãs de Ciências Aplicadas. Atualmente, a dimensão internacional é uma das bases da universidade e mantém contatos intensivos com mais de 120 universidades parceiras em todo o mundo. Com 25% de seus estudantes vindos de fora da Alemanha, a Reutlingen University tem a mais alta proporção de estudantes internacionais de todas as universidades de idioma alemão. A Escola de Informática é uma das cinco Escolas da Universidade, e oferece cursos de Bacharelado e Mestrado em Informática de Comunicação e em Mídia e Informática de Negócios. A Escola desfruta de uma excelente reputação no setor empresarial, com suas universidades parceiras e seus estudantes. Isso é demonstrado pelas tabelas de classificação universitária, nas quais a Informática de Negócios tem ocupado há muitos anos as principais posições.

Sobre a Conferência fOSSa
Realizada em 17 e 18 de novembro de 2009, a fOSSa 2009 é a primeira conferência internacional sobre Software Open Source e Grátis a ser realizada em Grenoble (França). O evento é organizado pelo INRIA e pelo OW2 – Capítulo Local da Europa. A participação na conferência é gratuita e aberta a todos os profissionais. Para informações práticas, programa detalhado e inscrição, visite: www.ow2.org/fossaconference.